0

Rejuvenescer com a maquilhagem

 

  1. Base: quanto mais fluída, melhor!

Uma pele luminosa tem uma aparência mais jovem. E para isso, vamos uniformizá-la, minimizando as rugas, com a aplicação de uma base com textura fluída. As texturas compactas realçarão as rugas que tem… e as que achava que não tinha. O tom da base deve ser luminoso e igual ao da sua pele. Se tem manchas ou couperose, opte por um CC Cream (creme corrector de cor). O de cor pêssego disfarçará as manchas acastanhadas e o CC verde, camuflará a rosácea. Depois do corrector de olheiras, finalize com um pó translúcido na zona T que é a que tende a brilhar.

 

2. Correctores de Olheiras, só os líquidos!

As olheiras são um dos factores que mais contribuem para uma aparência envelhecida e cansada. Evite realçar as rugas na área dos olhos, usando correctores líquidos (como os de caneta). Evite ainda a aplicação do produto em cima das rugas para não as evidenciar.  Corrija somente as zonas que precisam de ser aclaradas ou iluminadas.Use um corrector de tom mais claro do que o da base. Se tem papos , deve escolher um corrector do tom da base.

Dica: para um efeito lifting imediato, aplique corrector na olheira, na zona interna do olho, junto ao nariz, no canto externo do olho e junto à sobrancelha.

 

3. Sombras prateadas… para o lixo!

Com a idade vai-se a vivacidade da pele e isso nota-se, especialmente, à volta dos olhos. Experimente usar uma sombra bege acetinada no canto interno do olho e junto à sobrancelha. Não use sombras muito brilhantes porque, assim, só está a acentuar as rugas. Nas pálpebras, aplique sombras mate ou, levemente, acetinadas, em tons naturais como o castanho, o rosa velho, o caramelo ou o salmão. Escolha cores de sombras harmoniosas com o seu tom de pele, olhos e cabelo.

4. Esqueça o lápis preto!

Use eyeliner mas… esqueça o preto. Dá um ar mais pesado e, no caso de esborratar, nota-se mais depressa. Junto às pestanas superiores, faça um traço fino entre as pestanas com um lápis castanho ou bordeaux. Esbata com sombra da mesma cor para realçar o olho. Prefira o lápis à prova de água. Substitua também o lápis preto que usa dentro do olho pelo de cor bege! A sério! Aumentará os olhos e aliviará o aspecto cansado.

 

5. Use e abuse do rímel!

Para levantar os olhos caídos, nada como uma boa camada de rímel nas pestanas superiores. As pestanas grandes e volumosas ajudarão a disfarçar as pregas da pálpebra. Se quiser um efeito mais surpreendente, antes de aplicar o rímel, use um revirador de pestanas.

Mais um truque: encoste um cartão de visita abaixo da sobrancelha e evite esborratar o olho quando puxa o rímel até às pontas.

 

6. Sobrancelhas corrigidas, lifting imediato!

As sobrancelhas são a moldura do olho e denunciam o nosso estado de espírito. Recorra a um bom profissional para as delinear, pois elas fazem toda a diferença no rosto. Se tiver falhas, faça pequenas correcções com sombra da cor do seu pelo. Use um pincel rijo com corte enviesado. E lembre-se: sobrancelhas corrigidas em cor mais escura do que o cabelo… pesam no rosto.

7. Blush castanho é proibido!

Ninguém cora em castanho, pois não? Quando corremos um bocadinho também não ficamos dessa cor, verdade? Ficamos, sim, com as maçãs rosadas. Logo, para ter um look natural e fresco deve usar blushes rosa ou coral, numa pincelada da maçã até à orelha. Escolha blushes com um brilho acetinado, pois iluminam o rosto. Se tiver a pele mais seca, prefira blushes em creme.

 

8. Esqueça os batons brilhantes!

Usar o batom certo é meio caminho para parecer 10 anos mais nova. Com a idade, os lábios tendem a ficar mais finos e mais secos. Antes de usar batom , hidrate os seus lábios. As cores escuras pesam e realçam as rugas verticais dos lábios. E os batons brilhantes têm tendência para reforçar essas linhas. Prefira os batons mate, pois fixam melhor e não escorrem.

Os tons naturais, como os rosados e os pêssego, são os que maios rejuvenescem o rosto. Para uma maior fixação aplique um lápis de contorno num tom natural.

 

Fonte: do meu editorial para a Revista Cristina.

 

  • Share post

One comment

  • Teresa Cova Ramos diz:

    Fantástico Inês!
    Tenho 35 anos, mas raras vezes uso maquilhagem, nunca tive esse hábito e, verdade seja dita, não tenho jeito nenhum, mas adoro as suas dicas… 😊
    Gostaria de saber se existe uma base que possa aplicar diariamente (sem mais nenhum produto), de forma a disfarçar o melasma que tenho!
    Obrigada! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogs do Ano - Nomeado Beleza